Consumo de comida ultra processada aumenta incidência de cirrose hepática não associada à bebida alcóolica
O nível de gordura presente em comidas do tipo fast-food pode aumentar a chance de desenvolvimento de quadros de cirrose hepática, de acordo com um estudo publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia descobriram que o acúmulo de gordura no fígado por razões não associadas a bebidas alcoólicas já é o principal responsável pela doença hepática. A pesquisa mostra que pessoas com obesidade ou diabetes que consomem pelo menos 20% das calorias diárias por meio de alimentos industriais têm níveis severamente elevados levando à esteatose hepática, quando comparado a indivíduos que consomem um percentual menor ou nenhum fast-food.
Indivíduos sem obesidade também apresentam aumento na gordura no fígado quando mais de um quinto da dieta é composta por um estilo de vida menos saudável. Os pesquisadores fizeram observações a partir da análise de dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição 2017-201, realizada nos Estados Unidos. Foram comparadas essas taxas em aproximadamente 4 mil adultos e os resultados mostraram que, do total de pessoas avaliadas, 52% consumiam algum tipo de fast-food. Dentro deste percentual, 29% consumiam um quinto ou mais de suas calorias diárias de alimentos nesse estilo. Somente nesse grupo, o nível de gordura no fígado estava elevado.
Os analistas observam um aumento do consumo de alimentados processados e industrializados e, para eles, os efeitos negativos da dieta com processados e ultraprocessados já são conhecidos há alguns anos, inclusive a sua contribuição na pandemia mundial da obesidade. A associação com esteatose hepática é mais um motivo para, dentro das políticas públicas, haja um estímulo para o ensino de nutrição nas escolas e a sobretaxação dos ultraprocessados.
Texto adaptado do artigo “Consumo de fast-food aumenta risco de cirrose hepática, aponta estudo”, publicado pelo Jornal Correio Braziliense. Disponível em:
GileadPro: BR-EPC-0182