Skip to main content

Diagnósticos de hepatites

HEAD B CARD3 NEW 15SEP23

Diagnósticos de hepatites virais aumentam após pandemia, mostra pesquisa


De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), houve um aumento na testagem e na taxa de positividade para as principais hepatites virais durante o primeiro trimestre de 2023. O levantamento da organização, que representa os laboratórios privados responsáveis por 60% dos exames na saúde suplementar do país, comparou dados com o mesmo período do ano anterior. Segundo o médico patologista clínico e líder do Comitê de Análises Clínicas da Abramed, Alex Galoro, essa elevação pode ser atribuída ao fato de que a população ainda estava enfrentando os impactos da pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre de 2022.

“Com a retomada das atividades, os testes de rotina de cuidados de saúde e realização de exames laboratoriais voltaram a ser realizados, com aumento na testagem. Quanto à positividade, sabe-se que grande parte da população que tem hepatites desconhece a doença e o aumento da testagem aumenta o seu diagnóstico.” Ele aponta que houve uma diminuição de casos registrados durante a pandemia, mas impulsionados pela falta de testagens, que apresentou retomada neste ano.

Os números indicam que aproximadamente 15% da população já teve contato com algum tipo desses vírus. Galoro ainda ressalta que esses dados se referem a todos os marcadores sorológicos destes tipos de hepatite, sem distinção do tipo, ou marcadores de doença aguda, ou de contato prévio. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde usa os dados de infecção aguda, assim, os documentos não podem ser cruzados para análises epidemiológicas por usarem métodos distintos.


https://bit.ly/3D3lLb4

GileadPro: BR-BVY-0023